Newton gostava de ler!
na Escola EB 2, 3 António Sérgio
Os princípios
orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar
as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus
utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos
recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da
missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao
longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas
conceções que nem sempre se associam:
. o conhecimento científico é decisivo para o
avanço civilizacional;
. a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.
. a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.
A rede local de
bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender
ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação
científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas
escolares integradas na RBE.
O projeto criou um
programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está
presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações
experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples
noutras bibliotecas.
Além das reuniões
preparatórias, o cronograma definido revela sete sessões/ módulos, divididas
pelos três períodos letivos, com uma duração média de 60 minutos repartida pela
metodologia formativa do professor-bibliotecário e pela experimentação em cada
biblioteca.
Da biologia ao nanomundo, passando pela matemática e pela química, as leituras e as
experiências vão-se entrelaçando, colhem de espanto alunos e professores,
atraindo grupos-turma à biblioteca. O impulso para experimentar o kit ciência, que ali se mantém para utilização autónoma de docentes nas
suas práticas letivas, faz prever uma harmoniosa articulação.
Em 2012-2013, o projeto foi alargargado a nove agrupamentos e a uma escola secundária de Sintra, envolvendo um total de vinte e cinco estabelecimentos de ensino e estendendo a parceria existente ao Centro Ciência Viva de Sintra (CCVS) e à Câmara Municipal deSintra.
Em 2012-2013, o projeto foi alargargado a nove agrupamentos e a uma escola secundária de Sintra, envolvendo um total de vinte e cinco estabelecimentos de ensino e estendendo a parceria existente ao Centro Ciência Viva de Sintra (CCVS) e à Câmara Municipal deSintra.
A nossa escola aderiu ao projeto Newton e já se realizaram as duas primeiras sessões, nos dias 16 de novembro e 7 de dezembro, onde a leitura e a ciência estiveram de mãos dadas. A turma- base do projeto é o 6ºC e, ao longo do ano, e na Semana da leitura, alargar-se-ão as sessões a outras turmas/ anos/ ciclos, conforme a temática e o interesse que os professores das áreas das Ciências possam manifestar, de acordo com o perfil das suas turmas.
2ª sessão
Sem comentários:
Enviar um comentário