domingo, 21 de abril de 2013

"A arte de calcular" na BE da DDJ


A 5ª sessão do Projeto Newton realizou-se, como é prática habitual, na BE. O espaço estava decorado a preceito com as pinturas dos animais referidos no livro, expostas no “estendal”, pintados pela habilidosa AO Graça Moreira. A criação do ambiente propício à apresentação do livro “200 Amigos (ou mais) para 1 vaca”, de Alessia Garilli e Miguel Tanco foi ainda valorizado com a exibição de vários vegetais, vindos diretamente da terra (com raízes e tudo!) e de um painel relativo à temática abordada.
A sessão iniciou com a leitura expressiva do livro (efetuada pela profª bibliotecária) que conta a história da vaca Carmen que vivia sozinha numa quinta e que graças ao plano do filho dos donos da quinta conseguiu arranjar muitos amigos. Muitas foram as contas de multiplicar e de dividir ao longo da história, que captou a atenção dos alunos e provocou risos proporcionando boa disposição.
Estava dado o mote, para a parte prática “A arte de calcular”, dinamizada pelas monitoras do Centro de Ciência Viva de Sintra, em que os alunos divididos em cinco grupos tiveram que resolver os enigmas: “A Herança dos Camelos”; “Oito Pães e Oito Moedas”; “As 3 irmãs e as 90 Maçãs”; “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios” e “O Quadrado Mágico”.
A cada grupo foi atribuído um dos enigmas, que foram discutidos e resolvidos e, em seguida, trocados com outro grupo. A atividade experimental gerou entusiasmo e cada grupo tentou resolver o enigma de forma mais célere, para “ganhar” pontos e mostrar as suas aptidões a nível de cálculo mental.
Foi com enorme prazer que vimos os alunos motivados e entusiasmados embarcando na “arte de calcular”! 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário