segunda-feira, 10 de junho de 2013


“Criar Dunas" na BE da DDJ

 No passado dia 9 de maio, no espaço da biblioteca escolar, realizou-se, a 6ª sessão do Projeto Newton, relativa ao Módulo VI – “Criar Dunas”, que como é habitual surpreendeu e encantou os alunos que assistiram à sessão. Mal entraram na BE, os alunos sentiram-se envolvidos por um ambiente peculiar onde sobressaía uma duna, com areia a sério, conchas, búzios, cartas e coleções…
 
Criada a atmosfera, a profª bibliotecária iniciou a sessão com a apresentação e a leitura de alguns capítulos do livro Diógenes, de Pablo Albo, que falava de um menino e de uma família cujo passatempo era colecionar todo o género de coisas. Diógenes tinha um bosque de eucaliptos, 57 bóias, um submarino … e até tinha uma duna!
 
Click to play this Smilebox collage
Estava dado o mote para a exploração da atividade experimental, seguindo-se a parte científica da sessão: criar dunas! Os alunos aprenderam como se formam as dunas e que cada uma tem um som próprio! Construíram dunas, participaram ativamente, ao desempenharem o papel de vento e ainda puderam observar, ao microscópio, vários tipos de areia.
No final da sessão, cada aluno levou duas singelas ofertas – um saquinho de areia e uma coleção de 18 cartinhas – que os cativou pela originalidade e que lhes despertou (segundo os depoimentos de alguns…) o interesse em  se tornarem “pequenos colecionadores”!

 
Click to play this Smilebox scrapbook
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário