sábado, 23 de fevereiro de 2013

EB 2,3 D. Domingos Jardo Módulo III – “As palavras também têm pH”



Como já é habitual, a sessão relativa a esta temática cativou os alunos do 5ºB, que ao depararem com uma mesa posta com diversos materiais, emoldurada por um atrativo cenário (em que sobressaia uma árvore com sete maçãs vermelhas, um “avô” e um menino) lhes aguçou, ainda mais, a curiosidade para a apresentação do livro exposto “As coisas mais belas do mundo".

O livro relata a história de um menino que, desafiado pelo avô, através de enigmas, perguntas e respostas, procura conhecer os mistérios da vida. Quando o avô lhe pergunta “Quais são para ti as coisas mais belas do mundo?” o menino responde que são as coisas que se vêem … o avô argumenta se não seriam antes os sentimentos, as coisas invisíveis, o que pensamos, sentimos, como a amizade, a honestidade, o saber respeitar, a generosidade, o amor, o ser fiel, o ser educado. À medida que a profª bibliotecária lia estas palavras, colocava-as, uma em cada maçã, concluindo assim o cenário e deixando a mensagem: “A cada um de nós cabe fazer um esforço para ser melhor, fazer melhor, cuidar melhor de nós próprios e dos outros. A cada um cabe a obrigação de cuidar do mundo, porque o mundo é um condomínio enorme onde todos temos casa (…) não devemos ficar parados à espera que algo aconteça. A magia (…) vem da possibilidade de fazermos acontecer”.

A todos os presentes na sessão foi distribuído um cartão com a frase “Eu prometo viver procurando”, que assinaram e colocaram na carteira para nunca se esquecerem deste compromisso!

Na parte experimental, puderam identificar os constituintes de uma flor, extrair de uma flor um indicador natural de pH e testar o carácter ácido e básico de algumas substâncias do dia-a-dia, que puderam comprovar com a adição de algumas substâncias fornecidas. Preencheram ainda uma Tabela de Registo e receberam um folheto informativo sobre esta temática, elaborado pela profª bibliotecária, para consolidarem os conhecimentos transmitidos.

Pelos comentários proferidos como “… hi, stora isto é muito fixe!... parece mesmo que estamos num laboratório a sério… parecemos verdadeiros cientistas…” podemos afirmar que as sessões do Projeto Newton continuam a surpreender e a maravilhar!



Click to play this Smilebox scrapbook

Sem comentários:

Enviar um comentário